sexta-feira, 15 de maio de 2009

Peixe cirurgião-africano visita a Laje de Santos

Fernando Otoshi

Todos os três membros da família dos peixes-cirurgião Acanthuridae que habitam as águas tropicais do Oceano Atlântico ocorrem na costa Brasileira. O cirurgião-barbeiro Acanthurus bahianus e o cirurgião-acaraúna Acanthurus chirurgus ocorrem em toda costa, sendo particularmente abundante em alguns locais. O cirurgião-azul Acanthuruscoeruleus é o que possui distribuição geográfica mais restrita, ocorrendo principalmente no Nordeste, sendo muito abundante nos recifes de corais de Abrolhos, porém raros nas águas mais frias da região Sudeste. São facilmente identificados pela presença de um espinho em forma de lâmina, tão afiado quanto um bisturi (daí seu nome popular). Este espinho localiza-se nas laterais do peixe, na altura do pedúnculo caudal.

O cirurgião-azul é facilmente identificado por possuir o seu corpo com coloração uniforme variando entre tons de azul, do royal ao escuro, com o espinho branco destacando-se da coloração do corpo. A diferenciação entre o cirurgião- barbeiro e o cirurgião-acaraúna durante o mergulho é um pouco mais complicada.

Ambas as espécies possuem a coloração do corpo variando entre acinzentado e marrom, e podem apresentar tons dramaticamente mais claros ou escuros. Para diferenciá-los, existem as seguintes dicas: o cirurgião-acaraúna pode ser reconhecido por apresentar de dez a 12 listras verticais, bastante sutis, na lateral do corpo, enquanto o cirurgião-barbeiro possui ornamentos coloridos ao redor dos olhos e uma listra amarela ou azul na base das nadadeiras anal e caudal.

Os peixes-cirurgiões se alimentam continuadamente durante o dia de uma grande variedade de algas e, com isso, desempenham papel vital para os recifes de coral. Ao se alimentar, eles restringem o crescimento das algas, grandes competidoras dos corais por espaço nos recifes.

(Revista Mergulho
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário