sexta-feira, 15 de maio de 2009

Navio do Greenpeace esteve no Brasil na tentativa de salvar o planeta

Greenpeace/Alcides Falanghe

Salvar o planeta não é uma tarefa fácil. Em meio à crise financeira, de alimentos, de energia, temos que encontrar meios e fundos para encarar a mais grave delas – a climática. A biosfera está ameaçada pelo consumo desenfreado dos recursos naturais e, enquanto seguimos vivendo, produzindo e consumindo, a temperatura média global está aumentando. O uso das riquezas naturais já extrapola em cerca de 25% a capacidade de regeneração do planeta. O consumo de mais de 80% desses recursos é drenado pela economia de nações industrializadas. As evidências científicas são claras: precisamos estabilizar as emissões globais de CO2 até 2015 e construir uma economia de carbono zero até 2050.

O tempo está se esgotando, as escolhas que podemos fazer, também. De janeiro a abril, o Greenpeace percorreu cidades brasileiras com a expedição “Salvar o Planeta. É Agora ou Agora”, para inspirar as pessoas e pressionar governos de todo o mundo para que tomem as medidas necessárias para enfrentar o desafio das mudanças climáticas. Queremos mostrar que é possível, sim, salvar o planeta. Mais de 22 mil pessoas visitaram o navio Arctic Sunrise,/i> durante sua passagem pelo Brasil e não só receberam informações sobre a urgência do problema, como foram apresentados às soluções viáveis disponíveis hoje para combater o problema – tudo por meio de exposições fotográficas, batepapo com ativistas, visita guiada ao navio e até uma experiência sensorial. Ao final, cada visitante foi convidado a assinar uma petição endereçada ao presidente Lula pedindo que o Brasil lidere a reunião da ONU em Copenhague, exigindo dos países desenvolvidos mais responsabilidade, ao mesmo tempo que mostra ao mundo que está comprometido com mudanças no jeito como propõe o seu próprio desenvolvimento.

Mesmo quem não teve tempo de visitar o barco em suas paradas pelo Brasil pode se engajar para fazer com que o país lidere as negociações climáticas em Copenhague. Entre na página especial da expedição e faça a sua parte: GREENPEACE
fonte (Revista Mergulho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário